terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fique sabendo!




Dia 21 de Setembro
Hoje é o dia da árvore, dia do Fazendeiro, mas também é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. Este dia foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

A comemoração informal passou a ser oficial por meio de Lei Federal aprovada em 11 de julho de 2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência.
Este dia tem como um de seus principais objetivos mostrar a importância da luta de todos os portadores de deficiência, seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos).
Os direitos reivindicados pelos portadores de deficiência não deixam de ser simples: ir e vir pelas ruas das cidades, freqüentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos, ou assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível a uma cadeira de rodas.
Seriam reivindicações simples se houvesse, por parte das empresas e do poder público, uma atenção especial ao que é indispensável para que os deficientes possam viver mais dignamente.
O preconceito e a discriminação devem ser combatidos ininterruptamente. Quem discrimina ignora que as deficiências apontadas nos demais são, em outra escala e em outra dimensão, as mesmas que carregamos conosco. Se não possuímos alguma deficiência "física", certamente temos outras deficiências – de caráter, morais, éticas ou semelhantes – que nos tornam também deficientes.
No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dessas pessoas estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e também conta com um arcabouço de leis, considerada uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, e uma forma de lembrar o processo de luta em defesa das pessoas com deficiência, foi instituir o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência!

Sites consultados:
http://amarparaincluir.blogspot.com/2009/09/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-nacional-de-luta-dos-portadores.php
http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=87138

Nenhum comentário:

Postar um comentário